Plantas Que Curam

Plantas Que Curam, Veratro, Planta Tóxica.

Veratrum album L.,

Conheça o Veratro um planta de alta toxidade, por ser tratar de uma planta rica em alcalóides, da qual é produzida o ácido verátrico que é base de alguns medicamentos.

Descrição: Planta da família das Liliaceae, também conhecida como heléboro-branco, veratro-branco e flor da verdade. Existe um ácido foi identificado por M. Merck, extraído das sementes da Veratrum sebadilla, que recebe o nome de ácido verátrico

Parte utilizada: rizoma com uma parte das raízes.

Origem: Nativa de Regiões Temperadas, como Europa e norte da Ásia.

Princípios Ativos: possui diversos alcaloides venenosos: veratrina, protoveratrina A e B, substâncias amargas, resina e ácidos orgânicos.

PropriedadesO veratro entra na composição de unguentos e pomadas que servem para massagens antinevrálgicas e anti-reumatismais. Em medicina veterinária, o veratro é usado como inseticida e no tratamento do aparelho digestivo.

Contraindicações/cuidados: Durante a manipulação da droga, deve usar-se uma máscara protetora.

Efeitos colaterais: o pó de veratro irrita os olhos e provoca espirros incontroláveis. Também insensibiliza localmente a pele. A intoxicação por produz ação vesicante sobre as mucosas digestivas, com sensação de grande queimação, sialorréia, náuseas, vômitos, hipotermia, suores frios, diarreia, depressão dos centros nervosos cardíacos e respiratórios, podendo ocasionar a morte. A dose letal é de 1 a 2 g ou 20 mg de veratrina.

Contra Indicaçõesa toxicidade do rizoma faz com que não seja empregado em medicina popular, mesmo assim é utilizado na indústria farmacêutica. Os produtos são usados em cardiologia, contra as cãibras, as crises de asma, a tosse convulsiva; são febrífugos, sudoríficos, vasodilatadores, hipotensores.