O Louro é uma planta medicinal muito conhecida na gastronomia por seu sabor e aroma característico, porém, ele também pode ser utilizado no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, por exemplo, devido às suas características.
O seu nome científico é Laurus nobilis e pode ser comprado em praticamente todos os mercados e em algumas lojas de produtos naturais.
Como fazer o chá de Louro
O chá é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios das folhas de louro, sendo considerado uma boa opção para a má digestão, ansiedade e estresse, por exemplo.
Ingredientes
- 3 folhas de louro;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Para preparar o chá, basta colocar as folhas de louro na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, beber o chá 3 a 4 vezes por dia. Caso sinta necessidade, pode adoçar antes de beber.
Para que serve o chá de louro
A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações, como por exemplo:
-
- Inflamações no fígado;
- Cólicas menstruais;
- Infecções na pele;
- Dor de cabeça;
- Gases;
- Reumatismo;
Estresse e ansiedade.
Além disso, as folhas de louro são capazes de regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento da diabetes. O louro também pode ser utilizado para tratar problemas de pele, como dermatite, sendo nesse caso recomendado o uso tópico, no entanto é importante que seu uso seja orientado pelo médico, uma vez que pode resultar em reações alérgicas
Efeitos Colaterais e contraindicações
O consumo das folhas de louro não é recomendado para mulheres em fase de amamentação ou que encontra-se grávidas, já que pode estimular o aborto. Além disso, quantidades excessivas de louro podem causar sonolência, já que essa planta possui efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso, além de causar alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça, por exemplo, quando consumida em grandes quantidades.
Devido à sua capacidade de controlar os níveis de açúcar, o consumo excessivo de louro também pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia. Por isso, é importante que o consumo das folhas de louro seja feito conforme a orientação do nutricionista, médico ou fitoterapeuta para que seja indicada a quantidade ideal que não resulte em efeitos colaterais.
Bibliografia
-
-
- ALGABRI Sumia, DORO Basma et al. Bay Leaves have antimicrobial and antioxidant activities. Journal of Pathogen Research. 1. 3; 1-5, 2018
- KHAN, Alam; ZAMAN, Goher; ANDERSON, Richard A. Bay Leaves Improve Glucose and Lipid Profile of People with Type 2. J. Clin. Biochem. Nutr. Vol 44. 52-56, 2009
- PEREIRA, Lucena C. Caraterização química de folhas e atividade antioxidante de extratos de Laurus sp.. Tese de Mestrado, 2014. Universidade de Coimbra.
- WHILEY, Harriet; GASKIN, Sharyn; SCHRODER, Tiffany; ROSS, Kirstin. Antifungal properties of essential oils for improvement of indoor air quality: a review. Rev Environ Health. Vol 33. 1 ed; 63-76, 2018.
-