Plantas Que Curam

Plantas Que Curam, Velame do Campo

Croton campestris

Descrição: Planta da família das Euphorbiaceae, é um arbusto de 1-2 metros, também conhecida como croton-campestre, velame-do-mato e velame do campo de minas. Croton campestris; Arbusto brasileiro todo coberto por penugem amarelada, curta e macia, de 2 a 3m de altura, folhas alternadas, ovais, denteadas; Flores brancas nas extremidades, pubescentes, aromáticas, dispostas em espigas no ápice da planta. O fruto é uma cápsula pequena com 3 lojas, uma semente em cada; Croton fulvus; Arvore brasileira de pequeno porte todo coberto por penugem curta e macia, de 3 a 4 m de altura, folhas alternadas, oval-alongadas; O fruto é uma cápsula pequena com 3 lojas, uma semente em cada.

Habitat: São nativas da flora brasileira, aparecem em todo o país.

História: Tem tradição de uso na medicina popular. Faz parte da farmácia Homeopática.

Origem: originário do Brasil, ocorrendo principalmente nas regiões sudeste e nordeste.

Propriedades medicinais: depurativo, desobstruente, diurético.

Indicações: Afecção da pele, artrite, Blenorragia crônica, doença venérea, eczema, gota úrica, sífilis, herpes, impingem, ingurgitamento ganglionar, palpitação do coração, pele, reumatismo, vesícula.

Uso na gestação e na amamentação: Não há informações da sua farmacocinética ou sobre seu uso nestas condições.

Posologia: Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de raízes em decocto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs; Nos casos de afecções da pele, recomenda-se o uso concomitante do infuso e de compressas das folhas ou do infuso.

flavonoides O-glicosilados de Croton campestris. St. Hill. Paula M.L. dos SantosI, Jan SchripsemaII; Ricardo M. Kuster. Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais, Bloco H, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro.